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Boas Práticas na Escola/ Colégio /ATL – Associação Mellitus Criança

BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA/COLÉGIO/ATL

Artigos de Opinião

Toda a equipa da escola deve ter conhecimento razoável acerca da diabetes tipo1 e compreender a sua importância na dinâmica escolar da criança. Chegue a um acordo com a equipa sobre a ajuda que o jovem pode necessitar como relembrar para tomar a insulina ou fazer pesquisa de glicemia.

Deve existir assistência adequada conforme a idade da criança para pesquisa de glicemia e corpos cetónicos, administração de insulina correção de hipoglicemias na escola ou visitas de estudo.

Exista compreensão acerca de necessidade de ir a casa de banho várias vezes quando a glicemia está elevada.

Os jovens /crianças devem poder realizar pesquisas de glicemia e corpos cetónicos assim como administrar insulina em ambiente calmo e privado.

Devem poder também pesquisar a glicemia e corpos cetónicos durante a aula.

Não mande uma criança/jovem em hipoglicemia sozinha ter com o enfermeiro/cuidador. Faça os procedimentos para reverter a hipoglicémia, e depois se necessário mande-a então acompanhada por um colega ou um adulto. Deve ser determinado quem faz o quê se uma criança com diabetes se sentir mal ou fizer uma hipoglicemia. O professor ou auxiliar educativo devem ser capaz de ajudar a medir a glicemia, se necessário (nomeadamente em episodio de hipoglicemia)

Certifique-se que a equipa escolar ou os colegas sabem onde está o açúcar de emergência e quando usar assim como snacks disponíveis para comer. Deve ser permitido comer nas aulas e toda a turma deve compreender a situação. O jovem/criança deve poder repetir o teste ou exame se neste ou horas antes sofrer um episódio de hipoglicemia pois a sua concentração fica alterada.

Devem ser estabelecidos horários regulares para as refeições. A comida servida na escola deve ser saudável, de modo, a ter um efeito positivo na glicémia. Deve estar disponível o menu escolar para consulta prévia do jovem e família. A escola deve comunicar aos pais com bastante antecedência alterações aos horários e assim como visitas ou jogos.

Deverão existir sempre que necessário (inicio do diagnóstico, inicio do ano letivo, mudança de professores ou cuidadores, entre outras) reuniões entre pais, professores, equipa de saúde da área da Diabetes ou saúde escolar, para esclarecer/ acordar um compromisso de funções e responsabilidades de pais ou tutores, pessoal da escola e a criança.   

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