Warning: include(/8849): failed to open stream: No such file or directory in /htdocs/public/www/wp-includes/class-wp.php on line 755

Warning: include(/8849): failed to open stream: No such file or directory in /htdocs/public/www/wp-includes/class-wp.php on line 755

Warning: include(): Failed opening '/8849' for inclusion (include_path='.:/usr/share/php:/usr/share/pear') in /htdocs/public/www/wp-includes/class-wp.php on line 755
Um olhar de dentro para Fora – Associação Mellitus Criança

Objectivos

  • Home
  • Um olhar de dentro para Fora

Um Olhar de fora para dentro

O processo de “Rodas Dentadas”, permite uma interação constante no que diz respeito ao desenvolvimento Biopsicossocial da criança com DM1.
Assim sendo, consideramos a Família como a base de suporte para as nossas crianças, na medida em que a mesma tem um papel preponderante ao nível da promoção de competências de autocuidados na criança. Contudo, também a família carece de cuidados, uma vez que todo este processo de aparecimento, altera as rotinas e os padrões familiares, culminando muitas das vezes em processos de angústia e de sofrimento extremo. Chamamos a isso o adoecer da família.

Image

image
  • No que diz respeito à componente educacional, o objetivo passa pela normalização do contexto socio educativo e pela preparação de pessoal especializado no apoio às crianças nas escolas. Torna-se relevante, um trabalho eficaz nas escolas ao nível do desenvolvimento formações e ações de sensibilização para a temática, nomeadamente para o pessoal docente e auxiliares de ação educativa. No fundo, são estas pessoas que ocupam a sua maior parte do tempo com as crianças, deverão estar capacitados para supervisionar e intervir caso seja necessário. Todas as metodologias e procedimentos deverão estar interiorizados bem como toda a componente teórica, uma vez que qualquer erro pode ser extremamente prejudicial para a saúde das nossas crianças.
     
    A saúde tem um papel extremamente relevante nos cuidados das crianças, ao nível do controlo e Tratamento da diabetes. Por um lado, devemos supervisionar recorrentemente os níveis de glicémia e ajustar as quantidades de insulina a administrar nas diferentes fase do desenvolvimento das crianças, nunca descurando o facto que cada criança é uma criança, devendo o seu controlo e tratamento estar ajustada a ela pela equipa médica e de enfermagem. Privilegia-se, tal como referido em todo o texto, a prevenção e a intervenção ao nível da psicologia e saúde mental, quer do ponto de vista individual na criança e/ ou família, quer em termos de dinâmica de grupo. Por outro lado, terá de ser incluído as questões de nutrição, sendo que a alimentação cuidada tem um papel preponderante ao nível do adequado controlo da diabetes. Finalmente, o exercício físico, deverá ser potenciando na criança a prática do desporto.
    Do ponto de vista social, é importante que exista um papel ativo ao nível da integração e inclusão das nossas crianças. Neste ponto, pretende-se também combater as ideias pré concebidas e o estigma que circunda a patologia.