Warning: include(/8849): failed to open stream: No such file or directory in /htdocs/public/www/wp-includes/class-wp.php on line 755

Warning: include(/8849): failed to open stream: No such file or directory in /htdocs/public/www/wp-includes/class-wp.php on line 755

Warning: include(): Failed opening '/8849' for inclusion (include_path='.:/usr/share/php:/usr/share/pear') in /htdocs/public/www/wp-includes/class-wp.php on line 755
Como tratar e Controlar – Associação Mellitus Criança

COMO TRATAR E CONTROLAR

  • Home
  • Como tratar e Controlar
Controlo e Tratamento da Diabetes Mellitus
Para ter um bom controlo da Diabetes é necessário fazer uma correta avaliação glicémica, juntamente com o registo e análise dos valores. Devemos ter uma cultura de exercício físico regular completando com uma alimentação saudável e equilibrada.

O objetivo passa por, prevenir o desenvolvimento das manifestações tardias da Diabetes, nomeadamente as complicações Crónicas, Microvasculares (olhos, retinopatia; Nervos, neuropatia sensitiva – pés; Rins, insuficiência renal e Macro Vasculares (ao nível do coração e cérebro) e diminuir o risco das complicações agudas (Hipoglicémia e Hiperglicemia).


Premissas para um tratamento/ controlo eficaz

  • Avaliação da Glicémia;
  • Administração de Insulina;
  • Alimentação Saudável;
  • Exercício Físico;
  • Amor / Afeto.Avaliação Glicémica

    O objetivo é manter os valores de glicémia dentro dos níveis recomendados, no entanto alertamos que cada pessoa é uma pessoa e deverá ser sempre acompanhado pelo médico ou pediatra. O acompanhamento médico é indispensável na Diabetes Mellitus Tipo 1. Os valores de referência, variam com a idade e são os seguintes:

     

Idade

Antes (intervalo recomendado) 

Ao deitar (intervalo recomendado)

HbA1C

Objetivo Glicémico

<6 Anos

80 – 150

>7,5% e < 8,5%

140
6 – 12 Anos

80 – 140

100 -180

<8%

 120<
13 – 19 Anos

80 – 140

<7,5%

100



Esquema adaptado do Manual da Equipa de Diabetes Pediátrica do Centro Hospitalar Barreiro Montijo EPE

A avaliação da glicémia deverá ser realizada antes das refeições, ao deitar, antes e depois de exercício físico, na presença de sintomas de hipoglicémia ou hiperglicemia ou outras situações referenciadas pela equipa médica como a meio da noite. Existem diversos dispositivos de avaliação de glicémia capilar, como outros dispositivos, de avaliação de glicemia intersticial como sensores subcutâneos de glicose intersticial.


Como fazer a avaliação da Glicémia

Avaliação de Glicémia Capilar

Consiste na avaliação da glicémia no sangue. Para fazer o teste, devemos preparar o medidor com uma tira teste, lavar as mãos com água e sabão e secar bem ou limpar o dedo com um lenço de papel embebido em água e secar (nunca utilizar toalhetes, uma vez que pode deturpar os valores). O teste é efetuado sempre na parte lateral dos dedos das mãos, excepto os polegares (nunca puncionar a parte frontal dos dedos, uma vez que ao longo do tempo a zona onde se efetua o teste vai ficando menos sensível). Aplicar a gota de sangue no medidor e analisar os valores e anotá-los na folha de registo. Se no medidor aparecer as siglas HI e LO, significa que o medidor em questão não consegue medir a glicémia devido aos valores estarem bastante altos (HI acima de 500 mg/dl) ou baixos (LO abaixo de 20 mg/dl).

Monitorização flash, Sensor Subcutâneo de Glicose Intersticial

É a leitura da glicose intersticial através de um sensor inserido no tecido celular subcutâneo, é colocado na região posterior do braço, a leitura faz-se ao aproximar o monitor do sensor, ele capta e mostra no visor o valor da glicose do momento, assim como mostra a curva de tendência da glicemia. Esta leitura apresenta um atraso de 4 a 5 minutos, relativamente à glicémia capilar. Em casos de doença, dúvida, de hipoglicemia, de hiperglicemia e setas de tendências acentuadas, é aconselhado a glicémia capilar. Existem no mercado muitos modelos de monitorização flash, que variam em termos de duração, tamanho e preço.