Warning: include(/8849): failed to open stream: No such file or directory in /htdocs/public/www/wp-includes/class-wp.php on line 755

Warning: include(/8849): failed to open stream: No such file or directory in /htdocs/public/www/wp-includes/class-wp.php on line 755

Warning: include(): Failed opening '/8849' for inclusion (include_path='.:/usr/share/php:/usr/share/pear') in /htdocs/public/www/wp-includes/class-wp.php on line 755
Exercício Físico – Associação Mellitus Criança

EXERCÍCIO FÍSICO

  • Home
  • Exercício Físico
EXERCÍCIO FÍSICO
Entende-se por exercício qualquer atividade física planeada e estruturada que requer adaptações funcionais e morfológicas. Define-se por exercícios aeróbios movimentos contínuos repetidos de grandes grupos musculares com duração mínima 10 minutos, como, por exemplo, caminhadas,corrida, natação.

O treino de força, que se pode definir como anaeróbio, utiliza a força muscular para deslocar um peso contra resistência, tais como: exercícios com halteres ou aparelhos de musculação. Para otimizar os benefícios do exercício físico a longo prazo dever-se-á praticar um conjunto misto de exercícios aeróbios e anaeróbios sempre com supervisão de técnicos com experiência na área em questão.

Durante o exercício físico há um aumento no consumo de oxigénio e glicose, especialmente ao nível da musculatura esquelética. Para dar resposta ao aumento de energia, o músculo utiliza as reservas de glicogénio libertadas pelo fígado. O cérebro e outros órgãos vitais necessitam que a glicemia se mantenha estável para preservar as suas funções durante esta prática. Fisiologicamente, há queda na insulinemia e o glucagon é necessário para produção hepática de glicose. No exercício prolongado, as elevações do glucagon e catecolaminas são essenciais para a estabilidade glicémica. Em indivíduos com insulina insuficiente/inexistente pode haver libertação excessiva destas hormonas contrarreguladoras da insulina, determinando hiperglicemia e até mesmo aumento da cetonemia. Por outro lado, a administração exógena de insulina pode atenuar ou mesmo impedir a necessária mobilização de glicose e outros substratos energéticos no exercício físico, causando hipoglicemia.



Exercício físico e diabetes tipo 1 

As crianças e jovens com diabetes tipo 1 podem e devem praticar atividade física regular.
Esquema adaptado do Manual da Equipa de Diabetes Pediátrica do Centro Hospitalar Barreiro Montijo EPE
  • O exercício na diabetes tipo 1 tem como principais vantagens (GEDIP):
  • Aumenta a sensibilidade à insulina, pelo que pode reduzir as necessidades diárias desta hormona;
  • Diminui o risco de doença cardiovascular;
  • Ajuda a controlar o peso;
  • Aumenta a sensação de bem-estar.
Para a prática do exercício físico com diabetes tipo 1 (no que respeita às múltiplas injeções diárias de insulina, bem como com sistema de perfusão subcutâneo contínuo de insulina) é necessário ter em atenção as regras a cumprir e algumas precauções, essas são personalizadas para cada criança/jovem e estipuladas no plano terapêutico pela equipa de saúde com treino na área da diabetes tipo 1, em cada consulta para uma adequada gestão da doença (Robertson; et.al, 2014).

Seguidamente focaremos algumas precauções gerais a ter em conta na prática regular de exercício físico, mas reforçamos que cada criança/jovem terá as suas indicações específicas para o exercício e serão essas que deverão cumprir.



Precauções gerais

A avaliação da glicemia deve ser sempre realizada antes da prática de exercício físico e, se observada uma glicemia superior a 250mg/dl, é prioritária a avaliação de corpos cetónicos. Antes de iniciar a atividade, a glicemia deve encontrar-se dentro do intervalo de segurança 90-250mg/dl (Riddell, s.d).

Se a atividade decorre durante as 2 horas de ação de insulina ultra rápida: deve reduzir-se 30 a 50% da dose e proceder do mesmo modo na dose da insulina ultra rápida da refeição seguinte.

Se a atividade decorre fora da ação da insulina ultra rápida, sugere-se o seguinte esquema:

Glicemia

Como proceder

Prática

<90mg/dl

Comer 10-15g de HC de absorção rápida, para aumentar a concentração da glicemia acima dos 90mg/dl

Não pratica

90-150mg/dl

Comer 10-15g de HC de absorção lenta antes de iniciar dependendo das necessidades e níveis de insulina em circulação

Pratica

150-250mg/dl

Iniciar atividade física moderada

Pratica

250-350mg/dl

Corpos cetónicos positivos

Não pratica

Corpos cetónicos negativos

Corrigir glicemia. Iniciar atividade física moderada.

A prática de exercício deve ser adiada até a normoglicemia estar restabelecida.

A prática intensa pode agravar a hiperglicemia

Pratica

>350mg/d

Com ou sem corpos cetónicos deve ser evitada atividade física. Tratar a hiperglicemia e a cetonemia de acordo com a indicação da equipa de saúde

Não pratica

Esquema adaptado do Manual da Equipa de Diabetes Pediátrica do Centro Hospitalar Barreiro Montijo EPE

A Avaliação de glicemia deve ser regular durante e depois da prática da atividade física (cada 30 a 45 minutos), ajustando as necessidades de ingestão de hidratos de carbono e a dose de insulina de acordo com o indicado pela equipa de saúde.Deve ter em atenção o risco de hipoglicemia pode prolongar-se até 24 horas após a prática do exercício físico dependendo da intensidade, duração e tipo de exercício.Deve ser efetuada a avaliação da glicemia à ceia/antes de dormir, devido ao risco de hipoglicemia nocturna.Após a realização de exercício físico pode aparecer hiperglicemia transitória, que não necessita de administração de dose extra de insulina.