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{"id":696,"date":"2018-01-15T18:28:26","date_gmt":"2018-01-15T18:28:26","guid":{"rendered":"http:\/\/www.mellituscrianca.pt\/?page_id=696"},"modified":"2018-03-27T14:24:36","modified_gmt":"2018-03-27T14:24:36","slug":"psicologia","status":"publish","type":"page","link":"https:\/\/www.mellituscrianca.pt\/psicologia\/","title":{"rendered":"Psicologia"},"content":{"rendered":"
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\n\n\tPSICOLOGIA <\/span>\n<\/div>\n
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A psicologia como ci\u00eancia, desempenha um papel importante na compreens\u00e3o das consequ\u00eancias psicol\u00f3gicas da Diabetes Mellitus Tipo 1, e dos fatores psicol\u00f3gicos envolvidos ao n\u00edvel dos autocuidados. Tendencialmente, a Diabetes Mellitus Tipo 1 aparece na inf\u00e2ncia, mas poder\u00e1 aparecer em idades mais tardias, j\u00e1 se verificou o aparecimento em adultos com 40 anos de idade. A Diabetes Mellitus Tipo 1 \u00e9 uma patologia cr\u00f3nica, considerada incur\u00e1vel, prolongada e permanente, exigem que a pessoa atribua outro significado \u00e0 sua exist\u00eancia, tendo que se adaptar \u00e0s limita\u00e7\u00f5es, ang\u00fastias, medos, frustra\u00e7\u00f5es e perdas. Quando nos focamos na crian\u00e7a, esperamos que ela viva muitos anos sem problemas de sa\u00fade, por\u00e9m, quando ela se confronta com a Diabetes Mellitus Tipo 1, todo o seu comportamento \u00e9 alterado, agravando-se perante uma fam\u00edlia desorganizada e desestruturada.A Diabetes Mellitus Tipo 1 \u00e9 de evolu\u00e7\u00e3o progressiva e necessita um tratamento intensivo e de uma orienta\u00e7\u00e3o adequada que permita prevenir ou retardar as complica\u00e7\u00f5es agudas e cr\u00f3nicas. Para que isso aconte\u00e7a, \u00e9 preciso um envolvimento harmonioso e cont\u00ednuo entre os pacientes, fam\u00edlia e profissionais de sa\u00fade, por forma a procurar-se atingir o equil\u00edbrio biopsicossocial do indiv\u00edduo.A crian\u00e7a\/jovem com Diabetes Mellitus Tipo 1 pode fazer todas as actividades como qualquer outra crian\u00e7a\/jovem, tendo por isso de cumprir com um esquema de tratamento e controlo, mas que constitui uma ferramenta eficaz das fam\u00edlias e das suas crian\u00e7as e jovens para que tenham uma vida saud\u00e1vel, mas paradoxalmente este pode constituir-se como algo perturbador e stressante, pela exig\u00eancia de um compromisso di\u00e1rio e v\u00e1rias vezes ao dia, isto \u00e9, uma gest\u00e3o di\u00e1ria!<\/p>\n

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Neste sentido, as fam\u00edlias e as crian\u00e7as\/jovens com diabetes t\u00eam de aprender a lidar com a sua Diabetes, como parte integrante da sua vida, do seu dia-a-dia. Como outras doen\u00e7as cr\u00f3nicas, pode implicar altera\u00e7\u00f5es comportamentais, cognitivas, emocionais e sociais complexas. A adapta\u00e7\u00e3o \u00e0 doen\u00e7a depende de v\u00e1rios factores: Factores relativos \u00e0 pr\u00f3pria doen\u00e7a, Factores Pessoais, Factores Ambientais. Trata-se de um processo din\u00e2mico com recuos e avan\u00e7os ao longo do tempo e n\u00e3o uma linha em cont\u00ednuo em que ap\u00f3s alcan\u00e7ar um per\u00edodo de maior aceita\u00e7\u00e3o, j\u00e1 n\u00e3o haver\u00e1 recuos, muito pelo contr\u00e1rio, dependendo das circunst\u00e2ncias familiares e sociais e da pr\u00f3pria fase de desenvolvimento da crian\u00e7a\/jovem este processo vai-se alterando.Na situa\u00e7\u00e3o espec\u00edfica da Diabetes Mellitus Tipo 1, de acordo com a literatura mais recente, sabemos que um dos factores com maior influ\u00eancia no processo da gest\u00e3o di\u00e1ria do tratamento s\u00e3o os processos da din\u00e2mica familiar, mais especificamente na forma como a gest\u00e3o do tratamento se processa entre os adultos e a crian\u00e7a\/jovem.De acordo com o ISPAD, a forma como a fam\u00edlia da crian\u00e7a ou jovem sente e experiencia desta patologia, torna-se determinante no sucesso da ades\u00e3o \u00e0 auto- vigil\u00e2ncia a e a uma vida saud\u00e1vel em todas as suas vertentes. Como em todas as fases do desenvolvimento da crian\u00e7a\/jovem, a fam\u00edlia \u00e9 a estrutura base, apoiada na sua equipe terap\u00eautica, em alian\u00e7a com a escola e comunidade em que est\u00e3o inseridos.<\/p>\n

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