Warning: include(/8849): failed to open stream: No such file or directory in /htdocs/public/www/wp-includes/class-wp.php on line 755

Warning: include(/8849): failed to open stream: No such file or directory in /htdocs/public/www/wp-includes/class-wp.php on line 755

Warning: include(): Failed opening '/8849' for inclusion (include_path='.:/usr/share/php:/usr/share/pear') in /htdocs/public/www/wp-includes/class-wp.php on line 755

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /htdocs/public/www/index.php:5) in /htdocs/public/www/wp-includes/feed-rss2.php on line 8
Associação Mellitus Criança https://www.mellituscrianca.pt DIabetes Mellitus Tipo 1 Mon, 12 Mar 2018 11:39:48 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.7.9 Viajar e a diabetes https://www.mellituscrianca.pt/2018/03/07/viajar-e-a-diabetes/ https://www.mellituscrianca.pt/2018/03/07/viajar-e-a-diabetes/#respond Wed, 07 Mar 2018 11:48:26 +0000 http://www.mellituscrianca.pt/?p=1068 Vamos viajar e agora?

Ao longo da vida e por diversos motivos (férias, trabalho, etc.) temos por vezes necessidade de viajar. A nossa rotina diária poderá ser alterada, e para minimizar o risco de aparecimento de problemas a preparação é fundamental. Discuta com a sua equipa de saúde como deverá proceder com a sua terapêutica.

Se a viajar de avião verifique com antecedência se vai ser servida alguma refeição e prepare alguns snacks ou refeição (no caso de haver algum atraso ou outra intercorrência com a refeição). Esta indicação é também útil para quem faça longas viagens utilizando outros meios de transporte.

No controlo de segurança dos aeroportos deverá referir que transporta consigo os medicamentos e restante material (bem identificado e com as embalagens originais).

É aconselhável fazer-se acompanhar de uma declaração médica (em português e inglês) descrevendo que tem diabetes, e a necessidade de transportar consigo os medicamentos e todo o equipamento para controlar e tratar a diabetes. Não deverá despachar estes produtos como bagagem de porão, uma vez que estariam mais expostos a acidentes, a variações extremas de temperatura e humidade.

Leve o Cartão Europeu de Seguro de Doença (para viagens na Europa – veja em que países se aplica) ou pondere fazer um seguro para a sua viagem (para outros destinos). Tenha um cartão que o identifique como tendo diabetes de preferência na língua local.

Em relação à DM1 é sempre bom ter uma lista para confirmar se leva tudo o que é necessário (e que varia de acordo com a sua situação):

  • Insulina de reserva para os dias em que vai estar de férias;
  • Tiras para determinação de glicemia e corpos cetónicos;
  • Tiras para pesquisa de corpos cetónicos;
  • Glucagon devidamente acondicionado;
  • Picador e respetivas lancetas;
  • Caneta de insulina extra e consumíveis para bomba de insulina;
  • Glicómetro  (pilhas ou cabo e carregador);
  • Hidratos de carbono de absorção rápida;
  • Hidratos de carbono de absorção lenta;
  • Receita médica (ou cópia) e declaração médica com resumo da sua situação.
]]>
https://www.mellituscrianca.pt/2018/03/07/viajar-e-a-diabetes/feed/ 0
A Mellitus na Rádio https://www.mellituscrianca.pt/2018/03/05/a-mellitus-na-radio/ Mon, 05 Mar 2018 12:32:27 +0000 http://www.mellituscrianca.pt/?p=987 [FAG id=936]

]]>
Boas Práticas na Escola/ Colégio /ATL https://www.mellituscrianca.pt/2017/07/14/boas-praticas-na-escola-colegio-atl/ https://www.mellituscrianca.pt/2017/07/14/boas-praticas-na-escola-colegio-atl/#respond Fri, 14 Jul 2017 09:46:41 +0000 http://unifytheme.com/thewp/ollo/?p=20 Toda a equipa da escola deve ter conhecimento razoável acerca da diabetes tipo1 e compreender a sua importância na dinâmica escolar da criança. Chegue a um acordo com a equipa sobre a ajuda que o jovem pode necessitar como relembrar para tomar a insulina ou fazer pesquisa de glicemia.

Deve existir assistência adequada conforme a idade da criança para pesquisa de glicemia e corpos cetónicos, administração de insulina correção de hipoglicemias na escola ou visitas de estudo.

Exista compreensão acerca de necessidade de ir a casa de banho várias vezes quando a glicemia está elevada.

Os jovens /crianças devem poder realizar pesquisas de glicemia e corpos cetónicos assim como administrar insulina em ambiente calmo e privado.

Devem poder também pesquisar a glicemia e corpos cetónicos durante a aula.

Não mande uma criança/jovem em hipoglicemia sozinha ter com o enfermeiro/cuidador. Faça os procedimentos para reverter a hipoglicémia, e depois se necessário mande-a então acompanhada por um colega ou um adulto. Deve ser determinado quem faz o quê se uma criança com diabetes se sentir mal ou fizer uma hipoglicemia. O professor ou auxiliar educativo devem ser capaz de ajudar a medir a glicemia, se necessário (nomeadamente em episodio de hipoglicemia)

Certifique-se que a equipa escolar ou os colegas sabem onde está o açúcar de emergência e quando usar assim como snacks disponíveis para comer. Deve ser permitido comer nas aulas e toda a turma deve compreender a situação. O jovem/criança deve poder repetir o teste ou exame se neste ou horas antes sofrer um episódio de hipoglicemia pois a sua concentração fica alterada.

Devem ser estabelecidos horários regulares para as refeições. A comida servida na escola deve ser saudável, de modo, a ter um efeito positivo na glicémia. Deve estar disponível o menu escolar para consulta prévia do jovem e família. A escola deve comunicar aos pais com bastante antecedência alterações aos horários e assim como visitas ou jogos.

Deverão existir sempre que necessário (inicio do diagnóstico, inicio do ano letivo, mudança de professores ou cuidadores, entre outras) reuniões entre pais, professores, equipa de saúde da área da Diabetes ou saúde escolar, para esclarecer/ acordar um compromisso de funções e responsabilidades de pais ou tutores, pessoal da escola e a criança.   

]]>
https://www.mellituscrianca.pt/2017/07/14/boas-praticas-na-escola-colegio-atl/feed/ 0