Warning: include(/8849): failed to open stream: No such file or directory in /htdocs/public/www/wp-includes/class-wp.php on line 755

Warning: include(/8849): failed to open stream: No such file or directory in /htdocs/public/www/wp-includes/class-wp.php on line 755

Warning: include(): Failed opening '/8849' for inclusion (include_path='.:/usr/share/php:/usr/share/pear') in /htdocs/public/www/wp-includes/class-wp.php on line 755
Psicologia em Grupo – Associação Mellitus Criança

PSICOLOGIA EM GRUPO

  • Home
  • Psicologia em Grupo
INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM GRUPO

" Uma sessão de grupo é sempre um desafio à nossa capacidade empática de compreender, interpretar, metabolizar e transformar ansiedades e comunicações paradoxais que ocorrem no aqui e agora da dinâmica grupal”.O falar em grupo sobre a Diabetes Mellitus Tipo 1 permite a troca entre os presentes de dúvidas, ansiedades, fantasias e inseguranças, o que favorece o sentimento de não se estar sozinho e assim aprender a lidar e a conviver melhor com a Diabetes Mellitus Tipo 1.

“As sessões, conduzidas por um técnico (o psicólogo) da equipa multidisciplinar, são baseadas numa perspectiva não directiva procurando modelar a confiança, respeito e preocupação pelos outros. Cada sessão é estruturada e tem a duração de 60/90 minutos.

No período inicial é feita uma exposição de informação pelo técnico da área, que é seguido por períodos de discussão em grupo do tema apresentado, com o recurso a técnicas/ferramentas de orientação cognitivo-comportamental (folhas de registo, diário alimentar), técnicas de dinâmica de grupos (foto linguagem, linha do risco, Brainstorm), partilha de sentimentos e histórias pessoais e recurso a meios audiovisuais”.A participação no grupo permite perceber que os outros também têm o mesmo tipo de situações e vivências, passam pelos mesmos desânimos e têm os problemas que ele pensava ocorrerem apenas consigo. Têm oportunidade de se sentirem valorizados ao apoiar e dar sugestões aos outros elementos do grupo e de se sentirem apoiados e aprenderem a lidar melhor com os obstáculos.

A psicoterapia de apoio 
“Após o diagnóstico de diabetes mellitus é comum ocorrer, numa fase inicial, uma série de crises pessoais. Estas crises podem reflectir-se na manifestação de sintomas de depressão e de ansiedade, angústia, isolamento social, raiva, apreensão, irritabilidade, frustração e pessimismo em relação ao futuro. Também são frequentes reacções de negação, de dramatizar a situação ou revelar os piores aspetos da Diabetes Mellitus Tipo 1, reacções que poderão interferir significativamente com a adesão ao tratamento, tornando-a difícil, senão mesmo impossível, e podendo colocar a pessoa em risco”.
“Uma das abordagens psicoterapêuticas que poderá revelar-se útil é a Psicoterapia de Apoio. Segundo Leal (1999, 2005), a Psicoterapia de Apoio revela ter meios para ajudar os doentes a adaptarem-se melhor às circunstâncias no contexto dos cuidados de saúde, revelando ser eficaz em contextos institucionais, com praticamente todas as populações e indivíduos, sendo indicada para todas as situações que não tenham indicação específica para uma dada terapia ou que, mesmo a posteriori, tenham indicação para outro tipo de trabalho psicoterapêutico.
 A psicoterapia de apoio é “uma forma de tratamento psicológico realizado a um paciente num período longo de tempo (…) de modo a mantê-lo psicologicamente, uma vez que ele é incapaz de gerir a sua vida adequadamente sem esta ajuda (…).”escolha de alimentos, nas quantidades, nos horários e número de refeições. No entanto, exige motivação e capacidade de aprendizagem, literacia e numerária, pois pode gerar um balanço energético positivo.